Pesquisar ...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pic Nic Literário !!!


... ainda na Mostra Cultural foi me dado a oportunidade de compartilhar um pouco do que realizo com os meus alunos...e foi feito um Pic Nic literário...


... onde o que é servido são delíciosos livros para os mais diversos gostos...


... normalmente chego com a "maloteca" , com o pano que fica no chão e o meu amigo Livraldo...
... mas lá estava tudo já organizado numa "tenda" até para facilitar ...


... o Livraldo se apresentou ... ele conversa com as crianças sobre a importância da leitura, dos livros, bem como o cuidado que devemos ter com os mesmos ... na EMEI fazemos empréstimo de livros e a minha sala tem levado toda sexta praticamente ... e o Livraldo faz o maior sucesso!!!!

“Quando o adulto lê para a criança, usa uma linguagem diferente da falada, o que 
introduz elementos que serão formalizados, posteriormente, na escola. O que contribui para a criança aumentar seu vocabulário, seu campo semântico" ... e sua visão de mundo!



“As crianças gostam mesmo é de ouvir histórias, lidas ou contadas,
pois é inegável seu poder de sedução. O fato é que as histórias mantêm viva a
sabedoria das crianças, proporcionando alegria e viagens, 
sem ao menos sair do lugar”

... mas frisei a necessidade de lermos livros tal qual ele está escrito, e esse é um diferencial do livro...toda vez que ler a história será a mesma e muitas vezes a criança se apropria de tal forma da história que vai "ler" para outros mesmo sem ser alfabetizada!
não tenho nada contra a Contação de história e realizo constantemente na EMEI e já fiz em outros ambientes também, mas a proposta deste dia e desta atividade e ajudar na formação de leitores...




“Quem lê para criança não lhe transmite 
apenas o conteúdo da história; promove seu encontro com um modelo de leitor, ao 
fazê-la captar a entonação, as pausas, a posição do corpo, a maneira de segurar o 
livro, os comentários que o adulto faz ao ler, para logo poder imitá-lo em atividades 
de simulação de leitura”



“A história é recreação e terapia, suporte de cultura e, o mais importante, elemento
de comunicação, mas, sobretudo um instrumento de diálogo entre a criança e o
adulto. Acredita-se que a própria voz do pai e da mãe durante o ler ou contar
histórias, supre a criança de afetividade diária que possivelmente poderá minimizar

algum conflito futuro”

...trabalha-se o medo, o abandono, alegria, compartilhar...enfim todos temas possíveis de uma forma tranquila a partir de uma leitura e eu tenho visto como isso faz diferença na vida dos pequenos...
Lembro-me agora de um livro que eu li para meus alunos no ano passado "Mamãe virou um monstro" e de como o retorno foi tão legal com a participação das crianças com relatos e inclusive num dia em que eu estava muito brava com a sala ... dei uns berros e um aluno falou...vichi, ela está virando um monstro!!!kkkk
Caímos todos na risada!!!!

Que tal ler para uma criança hoje, ou amanhã , no dia que se propor?
Aí passamos para o Mediador de leitura...aquele que vai mediar esse processo tão rico e criativo, tivemos duas pessoas indo a EMEI fazer isso voluntariamente , tiraram uma hora e meia de seu precioso tempo para ler para as crianças os livros que elas viam e não sabiam o que tinham dentro ... e foi muito bom ... 
...quer se voluntariar?

...uma música para você ... é só clicar em cima!!!

Visite o facebook da EMEI Luis Travassos e veja algumas fotos postadas lá!!!
 Tenho um Blog de dicas de livros legais ... dá uma passadinha lá também ... kkkk

Abraços!!!!!!!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!Seu comentário é sempre bem vindo!